Os benefícios que a adoção de um software de gestão ERP traz aos negócios são inúmeros. Essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada para ganhar mais produtividade, garantir maior facilidade de acesso à informação, reduzir os custos operacionais e de produção, e integrar e centralizar os processos e áreas da empresa.
Mas, para além desses fins, um ERP também é um grande aliado para se ter uma área comercial mais estruturada, o que impacta diretamente no resultado das vendas. E, convenhamos, todo negócio precisa vender para sobreviver.
Nas próximas linhas, explicaremos como um software de gestão ERP pode te ajudar a aumentar as suas vendas. Continue lendo para descobrir!
Por que ter um processo comercial estruturado é importante?
Todo fim de mês vemos o mesmo cenário: os tomadores de decisão sentados em frente do computador, imersos em pilhas e pilhas de planilhas, buscando por notas fiscais, documentos e anotações de vendedores que comprovem os fechamentos das vendas para então [tentar] fazer um balanço.
Se o que eu acabei de descrever é uma situação familiar para você, trago más notícias.
Muitas coisas acontecem em um período de 30 dias. Se você deixa para analisar os resultados da sua área comercial só no fim do mês, você provavelmente está perdendo várias oportunidades no caminho. Além disso, as chances de você estar pecando na relação com algum cliente é alta. E o resultado disso é óbvio: você não consegue extrair todo o potencial de venda da sua empresa.
Para se ter bons resultados investindo apenas a quantia certa de tempo, é preciso contar com a ajuda das ferramentas certas. Você precisa de uma solução que te permita entender o porquê da sua performance comercial ter melhorado ou piorado, e que faça você identificar em quais etapas do processo suas oportunidades estão sendo desperdiçadas.
Um software de gestão ERP é essa solução, pois consegue transformar um cenário caótico em um organizado, controlado e positivo, aumentando significativamente suas chances de fechar um novo negócio (ou de gerar mais oportunidades com negócios que você já fechou).
A seguir mostramos como um ERP te ajuda a conquistar isso:
Organização do processo comercial
Um sistema ERP possui funcionalidades que se assemelham às de um CRM. Você será capaz de personalizar e adaptar um funil de vendas ao seu negócio, podendo ter uma visão holística de cada uma das etapas.
Desde o primeiro contato com o prospect até a contratação do serviço, é possível criar tarefas, anotar o andamento das negociações, e designar responsabilidades aos funcionários. Tudo fica registrado em um só lugar, garantindo a organização e o controle sobre todo o processo comercial.
Gestão de vendas
Sabemos que o processo comercial, na prática, não é tão simples quanto parece. Você precisa de telas de aprovação comercial, de controle de estoque ou de gestão de produtos, e de vendas diretas, entre outras. Um ERP possui uma ampla política de venda, e te dará todo o suporte necessário para ter cada um desses ítens de maneira simples.
Orçamentos, controle de preços, políticas de devolução, geração de créditos, emissão e controle de cupons fiscais e de notas fiscais eletrônicas. Independente do que você precisa fazer, é possível adaptar as funcionalidades de um ERP à realidade do seu negócio e facilitar a sua vida para gerenciar essas atividades no dia a dia.
Identificação de falhas e oportunidades no processo comercial
Quando você deixa para avaliar o desempenho da sua área comercial apenas uma vez por mês, as chances de você esquecer pontos importantes e de não entender quais decisões foram tomadas para resolver certos gargalos são altas.
Com a adoção de um ERP, você passa a ter esse controle diariamente, conseguindo identificar o que está funcionando ou deixando a desejar nos seus processos. Você também pode gerar relatórios automáticos e atualizados em tempo real, o que te economiza tempo e auxilia na tomada de decisão.
Fazendo essa análise com mais frequência, você ganha o poder de ter previsibilidade para saber se as metas serão batidas (ou não) e pode se preparar para contornar possíveis imprevistos a tempo.
Investimento em clientes fiéis
Mais importante do que conquistar novos clientes, é reter aqueles que você já tem. Segundo o Princípio de Paretto (também conhecido como princípio 80/20), cerca de 80% da suas vendas são oriundas de apenas 20% dos seus já existentes clientes. Isso significa que criar estratégias de fidelização de clientes pode ser mais eficiente do que despender tanto tempo (e dinheiro) tentando conseguir novos.
Não estamos dizendo para você deixar de prospectar; o que queremos mostrar é que, independente da sua área de atuação, são relacionamentos de longo prazo que potencializam os resultados das vendas. Ter isso em consideração pode ser um fator chave para impulsionar as suas vendas.
E como um software ERP entra nessa história?
De duas maneiras:
- Dando ao seu time de vendas todo o acesso necessário a informações relevantes dos clientes, como: histórico de pedidos, valores, termos de pagamento, produtos ou serviços de interesse, etc;
- Ajudando os seus vendedores a tornar o processo de vendas mais simples, pois ao conhecer o comportamento do consumidor o atendimento pode ser mais personalizado e assertivo.
Precificação adequada
Sabemos que a definição do valor dos produtos e serviços não é o foco da sua equipe comercial, mas os dados coletados por um sistema de gestão ERP podem dar ao seu time de vendas ótimas sugestões para criar novas estruturações de preços, adequadas às especificidades de cada cliente.
Essa mesma estratégia também serve, ainda, para manter a competitividade da sua empresa, visando maior lucratividade. Mas lembre-se sempre que você deve ter controle sobre as limitações das variações de preço para garantir a segurança de todas as margens envolvidas no processo.
Conclusão
De maneira resumida, o que podemos dizer é que a maior funcionalidade de um software de gestão ERP é a integração e centralização de informações. Ele fornece armas poderosas para fazer com que o seu setor de vendas tire o máximo proveito de todas as oportunidades, o que em última instância se traduz em aumento das vendas e maior ganho financeiro para o negócio.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou quer saber mais, entre em contato conosco!