Metodologias de gestão para pequenas empresas

A Gestão de Pequenas empresas é uma das áreas de foco dos mais diversos pesquisadores e teóricos. Toda e qualquer empresa nasce num pequeno porte e vai amadurecendo, otimizando operações e atuação. É por conta dessa importância embrionária que a implementação de um bom modelo de gestão pode ser um verdadeiro divisor de águas nos resultados de um pequeno negócio.

No decorrer do presente artigo, vamos explicar um pouco mais a respeito dos modelos de gestão que podem ser interessantes para Pequenas e Médias empresas. Confira e encontre o modelo que melhor se encaixa em seu modelo de atuação empresarial:

Modelos de Gestão para PMEs

O recorte que você lerá abaixo inclui 5 metodologias de gestão para pequenas e médias empresas. Além desses tipos, existem muitos outros, e caso tenha interesse de saber mais detalhes acerca dos demais, acompanhe nosso blog:

  1. Modelo de Excelência da Gestão (MEG): o primeiro dos modelos a serem abordados certamente é o MEG, um modelo tradicional e idealizado pela Fundação Nacional de Qualidade. A proposta do MEG, em resumo, é utilizar Fundamentos da Excelência para otimizar todos os processos. Aqui, o objetivo principal da gestão é coletar dados, acumular conhecimentos e propor a melhoria contínua da operação;
  • Customer Development: tal modelo de gestão tem uma inspiração na metodologia Lean Startup (a que tem por princípio o ciclo construir – medir – aprender). No Customer Development, o cliente está no centro do ciclo, entendendo a eficiência dos produtos e serviços com base nos feedbacks dos consumidores;
  • Canvas: criando blocos ou Canvas, esse modelo de gestão cria recortes dentro do negócio, a fim de acompanhar de perto partes essenciais da operação e garantir que as principais estruturas estão atuando de uma forma fluida e eficiente. Os principais recortes a serem criados são – Relacionamentos com Clientes, Fontes de Receita, Recursos Principais, Parcerias da Empresa, Estrutura de Custo, Propostas de Valor, outros;
  • Objectives and Key Results (OKR): através dessa metodologia é possível mapear todos os objetivos da empresa, de curto, médio e longo prazo, e traçar as melhores formas (e formas alternativas hipotéticas) de alcançá-los. Tal método é uma forma bem interessante para definir prioridades e criar planos que sejam realmente mensuráveis e acompanháveis no dia a dia. Uma boa forma de gerir e observar os desdobrares desses planos, é por meio do uso de um Software de Gestão;
  • Plan, Do, Check, Act (PDCA): por fim, temos esse modelo que foi criado para gerenciar todos os processos da empresa cumprindo simples passos – o planejamento, a execução, a fase de checagem e por fim, a adaptação. O PDCA é um método que procura sempre adaptar e readaptar suas operações, até encontrar a abordagem mais produtiva e interessante para sua marca.

Em todos esses métodos, algo essencial é necessário para o acompanhamento – a coleta e o refinamento de dados sobre a empresa. Apenas prestando atenção nos indicadores de desempenho de sua marca, você poderá ter uma ideia mais cristalina do caminhar de sua operação.

E, que meio mais interessante e útil para tal resultado que o uso de um software de gestão empresarial?

A Mizusoft auxiliando em sua Gestão

A Mizusoft oferece softwares de gestão empresarial ideais para o seu negócio. Solucionando as dores de empresas que estão crescendo, planejam crescer, ou mesmo que desejam otimizar a gestão da operação, os softwares Mizusoft oferecem recursos personalizáveis, inteligentes e completos para empresas dos mais diversos tamanhos.

Deseja saber mais detalhes sobre como a Mizusoft pode te ajudar? Converse um pouco com nossos especialistas agora mesmo!

 (MEG, Canvas, OKR, PDCA e mais)

Compartilhe