A gestão fiscal é um dos aspectos mais importantes de uma empresa. Quando não é bem realizada leva a perdas e prejuízos.
Essa é uma realidade em qualquer parte do mundo, mas especialmente no Brasil, onde o sistema tributário é conhecido por sua complexidade.
Além dos altos valores dos tributos é preciso estar atento às particularidades dos impostos federais, estaduais e municipais.
Há casos, por exemplo, de empresas que efetuam o pagamento de tributos de forma indevida, além de outras que por falta de conhecimento ou falhas de interpretação incorrem em sonegação.
A complexidade não apenas facilita a ocorrência de erros e enganos, como também pode ser uma grande ladra de produtividade e foco. Ao invés de se dedicar ao que gera valor efetivo ao seu negócio, gasta-se tempo emitindo notas e tentando entender os diferentes impostos.
Diante desse cenário um sistema ERP se torna um grande aliado para obter uma gestão fiscal eficiente.
Gestão fiscal eficiente com o ERP
Além de evitar problemas com o FISCO e o pagamento indevido de impostos as informações hoje cumprem um papel estratégico nas organizações.
Cada vez mais cresce a sua influência em tomadas de decisões.
Para que isso seja possível, contudo, é fundamental que os dados acessados sejam confiáveis e estejam sempre atualizados.
Nesse cenário os sistemas de gestão cumprem um papel importante, controlando e organizando as informações.
Hoje um ERP é uma ferramenta de apoio consistente, oferecendo os dados gerados pelo próprio negócio para tomadas de decisões assertivas.
Em um cenário de alta competividade não é possível trabalhar com “achismos” ou incertezas. É preciso conhecer a real situação, caminhos possíveis e riscos envolvidos. Tudo isso fundamentado em dados e índices chaves.
Entre as esferas de um negócio que se beneficiam com a adoção de um ERP está a gestão fiscal.
O sistema permite gerenciar todos os documentos fiscais gerados pela empresa, facilitando a emissão, visualização e comunicação entre os diferentes departamentos.
Minimizando riscos de erros e aumentando a produtividade, o sistema de gestão otimiza a administração da questão fiscal.
As vantagens do módulo de documento fiscal do ERP Mizusoft
O ERP Mizusoft se destaca por ser modular, permitindo que você adapte o sistema as necessidades e particularidades de seu negócio.
A carga tributária pode ser complexa, mas com o auxílio de nossa solução a sua gestão fiscal ganha em simplicidade.
Esse foi o nosso grande objetivo quando o desenvolvemos: permitir que negócios de todos os tamanhos façam a administração de suas informações fiscais de forma fácil e prática.
O resultado é um sistema simples, intuitivo e que permite a geração de documentos fiscais com apenas 1 clique!
Entre os recursos do módulo estão:
- Geração de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
- Venda
- Devolução
ade cliente; - Devolução a fornecedor;
- Simples Remessa;
- Transferências entre filiais
- Carta de correção entre muitos outros.
- Geração de Nota Fiscal a Consumidor – NFC-e;
- Geração de Nota Fiscal de Serviço – NFS-e;
- Geração de Cupom Fiscal – ECF (Alguns estados ainda utilizam este sistema);
- Geração de Cupom Eletrônico e-SAT;
- Geração da Guia Nacional de Recolhimento Estadual a GNRE;
Além disso, conta com um painel exclusivo para seu contador gerenciar as notas, agilizando e facilitando a comunicação.
Outro destaque é o envio automático de NF para clientes, transportadoras e representantes, trazendo ganhos de produtividade.
O módulo ainda gera pré-visualização de nota fiscal eletrônico, minimizando riscos de erros e permite gerar nota de contingência, caso o Sefaz esteja fora do ar.
Com a solução do ERP Mizusoft você facilita a gestão de um fator complexo para as empresas, reduzindo erros, ganhando produtividade e tomando melhores decisões.
Entre em contato conosco e saiba mais sobre com os sistemas de gestão podem ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados.
Até a próxima!