Um sistema de controle de estoque é um poderoso aliado das empresas que tem por objetivo reduzir os custos associados à estocagem de produtos e materiais.
Em um mercado altamente competitivo obter níveis ótimos de estoque é um objetivo fundamental para os negócios.
Para isso, porém, é preciso atenção e ações diárias, evitando erros que, quando cometidos, são capazes de comprometer toda a gestão.
Conheça 4 erros na gestão de estoque que um sistema de controle ajuda a evitar.
Evitando 4 erros com o sistema de controle de estoque
Falta de métricas para medir desempenho:
O que não pode ser medido não pode ser gerenciado. Com toda certeza você já ouviu algumas vez essa frase- um dos pilares da teoria da administração moderna – por aí.
Você pode até acreditar que conhece os problemas e erros existentes no estoque de sua empresa. Sem dados para embasar sua opinião, porém, ela é isso: apenas uma opinião.
É preciso ter métricas e indicadores de performance que apontem para o real estado do estoque e dos processos relacionados a este.
Fazer o controle manualmente desses dados é um processo trabalhoso, demorado e sujeito a erros.
O sistema de controle de estoque é estruturado para permitir que não apenas insira dados como, obtenha relatórios das principais e mais importantes métricas associadas, oferecendo a base para conquistar a melhor gestão.
Não realizar verificações frequentes:
Ao não realizar verificações frequentes de seu estoque, uma empresa se expõe a maiores riscos de perdas, desvios e prejuízos.
Essa é uma medida muito importante, mas que muitos evitam por ser trabalhosa, demorada e exigir foco em uma tarefa supostamente de baixo valor.
Não se exponha a riscos!
Para dar agilidade as verificações, conte com um sistema de gestão de estoque que seja integrado com soluções do tipo scanner.
A medida dá agilidade ao processo e diminui as chances de ocorrência de erros em comparação a contagem manual.
Fazer o controle manual:
Para manter a competividade de sua empresa é preciso investir em soluções de tecnologia capazes de atender suas necessidades.
Quem se prende a controles manuais está se expondo a um maior risco de erros. E isso é também uma realidade para o estoque.
Um sistema automatizado trás maior segurança na inserção de dados e ainda pode ser acessado de qualquer lugar e simultaneamente por mais de um usuário.
Além disso, seus campos são programados para não aceitar informações incompatíveis ou fora do formato indicado.
Ter uma previsão de demanda imprecisa:
Imprecisão na previsão de demanda significa prejuízos, quer essa imprecisão seja para mais ou para menos.
Para mais você arcará com o custo de estoque de materiais ou produtos por mais tempo, sendo que esses podem vir a se estragar sem serem utilizados ou comercializados.
Para menos você deixará de atender seus cientes, jogando-os diretamente – e talvez definitivamente – no colo de seus concorrentes.
Com o sistema de controle de estoque é possível ter maior assertividade na hora de calcular sua previsão de demanda.
O software é capaz de montar relatórios com dados de diferentes períodos de tempo, de forma a oferecer um cenário real sobre as movimentações de sua empresa.
São dados seguros que irão municiar e permitir que se tome as melhores decisões para que seu negócio possa reduzir custos, aumentar lucros e crescer.
Para saber mais como os softwares de gestão contribuem para sua empresa reduzir custos, aumentar a produtividade e ir mais longe, continue acompanhando nosso blog!
E para ficar por dentro de todas as nossas novidades, curta nossas páginas nas redes sociais. Estamos presentes no Facebook e Instagram.
Até a próxima!