Quando devo pensar em trocar o meu software de gestão empresarial?

Você sabe o que o software de gestão empresarial é essencial para o seu negócio, permitindo executar estratégias de crescimento e automatizar processos.

Os impactos positivos da adoção de soluções tecnológicas são sentidos desde o início de sua implementação.

O problema é que as suas necessidades não são contínuas. Conforme sua empresa se desenvolve novos desafios surgem a frente.

Assim, aquele sistema que antes lhe atendia bem, de repente se mostra insuficiente.

Nesse momento e preciso tomar uma atitude e buscar a troca do software. Adiar a decisão pensando na implantação e migração para o novo sistema é uma péssima escolha.

Embora esses processos sejam trabalhosos e exigentes, manter um sistema defasado irá formar uma bola de neve crescente de problemas.

Se você está em dúvidas sobre realizar ou não a troca de seu software de gestão empresarial, conheça 5 motivos para tomar essa atitude.

Motivos para trocar o software de gestão empresarial

Mudanças na regulação fiscal:

Quem está à frente de uma empresa sabe que o sistema tributário brasileiro é muito confuso.  Conhecer todas suas nuances é uma missão difícil.

Os sistemas de gestão contribuem muito nesse sentido, uma vez que eles são programados considerando esse fator.

A questão é: a legislação tributária está continuamente sendo atualizada e modificada.

Seu software de gestão precisa ser capaz de atender essas mudanças evitando o pagamento indevido ou a sonegação de tributos.

Caso ele não consiga acompanhar as mudanças na regulação fiscal, é hora de trocar.

Insegurança das informações:

Os dados são cada vez mais valiosos e fundamentais para as empresas. Há quem compare sua importância a do petróleo.

Mas para que você possa utilizar as informações geradas por sua empresa para tomar decisões assertivas e crescer elas precisam estar corretas.

Caso contrário sofrerá com efeitos contrário dos esperados, o que com relação a questão contábil e financeira é particularmente perigoso.

Se seu sistema apresenta erros de dados em relatórios, é hora de trocar e parar de correr riscos desnecessários.

Sistema lento:

Vivemos em um mundo onde a velocidade é a tônica. Tudo acontece o tempo todo muito rápido.  Seu negócio precisa estar pronto para enfrentar esse cenário.

Isso significa que agilidade é fundamental. Você e sua equipe precisam ter o melhor aproveitamento de tempo.

Inclusive para poder se dedicar as tarefas, atividades e processos que realmente geram valor e impulsionam seu crescimento.

Portanto, se seu sistema está lento e fazendo com que o tempo de realização de um processo seja multiplicado você está perdendo dinheiro e precisa trocar seu software.

Manutenções constantes:

Não é de hoje que os softwares de gestão empresarial são partes importantes das empresas. Já há algumas décadas a informatização se tornou norma.

Com isso é comum encontrarmos organizações que contam com sistemas mais antigos que sofrem com as novas tecnologias.

Não é que eles param de funcionar, mas exigem regularmente atualizações e manutenções, ficando fora do ar e impedindo sua utilização.

As consequências mais diretas são a perda da produtividade e o aumento do risco da insegurança da informação.

Se seu sistema precisa de manutenção constante, é chegado o momento de mudar.

Suporte técnico:

Por maiores sejam os cuidados e medidas tomadas para mitigar os riscos, nem sempre tudo ocorre como deveria, não é mesmo?

No momento que enfrentar dúvidas ou problemas com seu sistema de gestão você precisa ter acesso a um suporte técnico pronto para lhe atender na hora que SUA empresa precisa.

Se o suporte técnico do seu atual sistema já te deixou não mão ou demorou a resolver problemas, causando queda na produtividade e prejuízos, é hora de mudar.

Implementar um novo software de gestão empresarial é sim um processo trabalhoso. Adiar essa medida quando ela se faz necessária, porém, só irá trazer prejuízos a seu negócio.

Analise se o seu sistema atual ainda lhe atende, e em caso negativo, não hesite: faça a troca por um novo. Seus resultados irão agradecer.

Para saber mais sobre como os softwares de gestão beneficiam as empresas continue acompanhando nosso blog!

E para ficar por dentro de todas as nossas novidades, curta nossas páginas nas redes sociais!

Até a próxima!

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin