Software de gestão ERP: entenda a importância de utilizar um

Empresas que adotam um software de gestão ERP possuem um crescimento 35% mais acelerado do que aquelas que não usam essa essa ferramenta. Nesse post, confira a relevância de adotar essa solução no seu negócio.

As últimas décadas e, em especial os últimos anos, foram marcados pelo aprofundamento da revolução tecnológica. Com exceção de poucos negócios de cunho familiar que ainda são resistentes às mudanças, a tecnologia já é uma realidade em praticamente todas as empresa. Não é à toa que, nesse cenário, a demanda e a popularização dos chamados softwares de gestão ERP cresceram significativamente.

Um estudo realizado pelo IDG Research Services apontou que instituições que usam softwares de gestão empresarial possuem um crescimento 35% mais acelerado e uma produtividade 10% maior do que as empresas que não utilizam ferramentas desse tipo.

A pesquisa contou com 300 organizações de médio e pequeno porte dos Estados Unidos e Europa. Os donos dessas respectivas empresas afirmaram que, diante de um mercado de alta competitividade como o atual, o uso de ERP’s se caracteriza cada vez mais como um pilar determinante para o sucesso e a sustentação do negócio, seja ele de qual ramo for.

Quer entender melhor o que são esses sistemas e por que eles são de extrema relevância para as empresas? Nas próximas linhas te explicamos! Siga com a gente!

Mas afinal, o que é um software de gestão ERP?

ERP é uma sigla que vem do inglês, Enterprise Resource Planning. Traduzindo de maneira literal, é o planejamento de recursos da empresa. Mas só o nome não nos diz muita coisa, não é mesmo? Por isso vamos tentar entender o ERP de forma prática e como ele pode ajudar a sua empresa a ser mais lucrativa.

Pense em todas as atividades que são necessárias para administrar um negócio. Cadastros de novos clientes, emissão de notas fiscais, controle de caixa, de estoque e de pedidos, gestão de recursos humanos, compras, cadastro de clientes, desenvolvimento de relatórios, e por aí vai. As ocupações são inúmeras e o trabalho para realizá-las também.

Agora imagine o trabalho que dá manter diversas planilhas e utilizar programas separados para anotar informações sobre cada uma dessas atividades. Fazer o controle de dados de cada uma das áreas do negócio separadamente gera uma imensa quantidade de trabalho, pois para analisar qualquer dado será necessário consultar muitas fontes e se perder em diversas telas.

Um ERP é um software de gestão que vem para reverter esse quadro caótico, centralizando e integrando todas as informações da empresa em um só lugar e mantendo tudo mais organizado.

Na prática, isso significa que os segmentos da empresa podem ser administrados de um só lugar e de qualquer dispositivo, o que garante maior agilidade e segurança em todas as operações.

Os departamentos, ao mesmo tempo que ganham mais autonomia pois não dependem de pessoas de fora para conseguir informações, passam a trabalhar de forma integrada e em tempo real, evitando o retrabalho.

Principais módulos de software de gestão ERP

É justamente por atender as mais diversas áreas da empresa que um sistema ERP possui diferentes módulos, como:

  • Gestão financeira (contabilidade e finanças);
  • Fabricação e desenvolvimento de produto;
  • Armazenamento de dados;
  • Gerenciamento de projetos;
  • Gestão comercial (vendas, atendimento ao cliente, follow up, etc.);
  • Gestão de recursos humanos;
  • Gestão de compras e demais operações.

Assim, você tem a capacidade de organizar e controlar qualquer segmento da empresa.

E quais são as vantagens de adotar um software de gestão ERP na minha empresa?

Você, como bom dono de negócio, deve estar se fazendo essa pergunta. É claro que existem inúmeros benefícios em implementar uma solução desse tipo nos negócios, do contrário, sua importância não seria tão destacada.

A seguir listamos os principais:

Aumento de produtividade e eliminação de retrabalho

Por centralizar todas as informações no mesmo lugar, um software de gestão ERP evita a reentrada e duplicação de dados, reduzindo assim o trabalho manual e a carga excessiva de informações desnecessárias.

O sistema se integra com outros softwares, como CRM’s por exemplo, e torna a coleta e acesso de dados mais simples. Os colaboradores ficam apenas a alguns cliques de distância da informação que desejam acessar.

O resultado? Um grande aumento da eficiência dos processos do negócio!

Segurança de dados

Um ERP te garante dados confiáveis, que podem ser acessados dos mais diversos locais geográficos (quando implementados na nuvem, é claro) e por meio de diferentes dispositivos.

Ademais, o sistema possui a capacidade de se atualizar em tempo real, o que melhora a precisão e a consistência de dados. Isso significa que você não terá mais a necessidade de perder tempo atualizando extensivamente uma planilha antes de poder consultá-la para tomar uma decisão.

Vale ressaltar também que os dados dos usuários também podem obter segurança adicional. Isso é possível através de firewalls e de recursos de proteção integrados.

Redução de custos

Ao automatizar processos e fornecer dados em tempo real, um software de gestão ERP reduz os custos administrativos e operacionais da empresa.

A ferramenta permite que os funcionários gerenciem as operações de forma proativa. Ele ajuda a reduzir o trabalho operacional, evitando interrupções e atrasos, além de diminuir a  quantidade de erros humanos. Isso por si só já é de grande ajuda na redução dos custos.

Uma gestão mais eficiente é a chave para controlar os estoques, a produção e as atividades da empresa. É assim que desperdícios são reduzidos, funcionários podem ser melhor aproveitados, e as tomadas de decisão podem ser mais assertivas.

Não fique para trás, faça parte da transformação digital!

Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, ela com certeza pode se beneficiar com a adoção de um sistema ERP. Não tem erro: com a ferramenta certa, seu negócio com certeza terá uma gestão de custos e ROI poderosos.

Se você trabalha com operações de negócio muito complexas, você pode começar aos poucos. Invista primeiro em módulos individuais, para utilizar em determinadas áreas da empresa. Quando você e sua equipe já estiverem mais familiarizados e colhendo os frutos, implementar a solução nos demais segmentos será um processo mais fácil.

Se você quiser ir ainda mais longe para entender como um software de gestão ERP pode te ajudar, entre em contato conosco! Será um prazer te ajudar.

Compartilhe