Pagamento via Pix: Confira os prós e contras de utilizar essa ferramenta na sua empresa

Desde novembro de 2020, um novo sistema de pagamentos do Banco Central, vem facilitando as transações físicas e jurídicas dos brasileiros, o Pix.

O nome escolhido pelo Banco Central, ao contrário do que muitos pensam, não é uma sigla e sim, uma derivação do termo pixel, que serve como referência à velocidade da transformação digital e a inovação tecnológica.

Este sistema foi criado, a fim de facilitar o acesso fácil e rápido das transações financeiras de toda a população.

Garantindo um pagamento instantâneo, independente da instituição financeira das partes envolvidas, assim como do tipo e valor da transação, o Pix garante inúmeros benefícios, principalmente, para a área empresarial.

Quer saber quais são os prós e contras do Pix?! Então confira agora, as dicas que a Mizusoft, especialista em Gestão Empresarial traz para você!

Sobre o Pix!

Antes de conhecer as vantagens em aderir o Pix a sua empresa, é importante saber mais sobre este sistema, que vem desburocratizando e simplificando as transações financeiras dos brasileiros.

A tecnologia de funcionamento do Pix é similar com a da troca de mensagens instantâneas, porém, com um sistema altamente seguro de autenticação e criptografia.

Ele atua com o protocolo padrão internacional ISO 20022, um dos principais, referente à comunicação do mercado financeiro global.

Através do Pix, pagadores, recebedores e participantes diretos, no caso, os bancos e demais instituições financeiras, são centralizados em um único sistema de transação financeira, permitindo uma integração geral de qualquer operação monetária que possa ocorrer, seja ela física ou jurídica.

Além disso, o Pix promove uma saudável concorrência entre as empresas privadas, que acabam se igualando na possibilidade de oferecer meios para pagamentos, além disso, as taxas gratuitas ou com valores reduzidos do Pix são bem mais atrativas para empresas e comerciantes em comparação às de cartões de crédito e débito.

Toda essa tecnologia pode ser utilizada em prol do seu negócio. Quer saber como? Então acompanhe mais detalhes sobre o Pix.

Vantagens do Pix para a sua empresa!

Sem dúvidas, o Pix é uma ferramenta que veio para trazer vantagens na vida de todos, que realizam operações financeiras, como por exemplo, pagar uma conta, receber um dinheiro ou transferir determinado valor, certo?! Mas o que poucas pessoas sabem é que ele pode ser um sistema estratégico para o setor empresarial e comercial.

Isso porque, além de reduzir ou extinguir tarifas de transações, como citado acima, o Pix também pode ser integrado a outros sistemas, como o ERP (Enterprise Resource Planning) ou na tradução, Planejamento de Recursos Empresariais.

Nesta integração entre o Pix e o ERP poderão ser desenvolvidas novas soluções tecnológicas, a fim de garantir mais automatização das atividades, tornando as operações ainda mais ágeis e eficientes.

Entre os benefícios da integração desses sistemas, está a redução dos boletos não pagos ou das compras não finalizadas, que serão liberadas mais rapidamente. Além disso, devido à otimização da gestão do fluxo de caixa, que ocorre com os pagamentos instantâneos, a empresa passa a contar com os recursos da compra desde o momento em que ela é efetuada e não depois de alguns dias, como ocorria nos sistemas de crédito e débito. Veja mais:

  • Pagamentos e recebimentos instantâneos
  • Otimização da gestão do fluxo de caixa
  • Transações gratuitas para pessoas físicas
  • Taxas mais acessíveis para empresas, MEIs e prestadores de serviços
  • Funcionamento integral (24 horas por dias nos sete dias da semana)
  • Isenção de tarifas de TED e DOC
  • Redução nas taxas de quebra (boletos não pagos e compras não finalizadas tendem a diminuir)

Desvantagens do Pix!

Apesar das inúmeras vantagens, toda mudanças traz algumas consequências, muitas consideradas negativas.

No caso do Pix, esta são mínimas, referente aos benefícios garantidos pelo sistema, mas vale a pena ressaltar algumas.

A primeira está em relação à própria integração do Pix ao sistema ERP da empresa, que deve provocar adequações na plataforma de pagamentos e financeiro.

Diante disto, é extremamente importante contar com um sistema ERP estratégico para que durante a implementação do Pix, não seja necessário alterar seu ERP ou deixar de usá-lo de forma integral.

Ademais este fator, outra desvantagem relacionada ao uso do Pix pode ser atribuída às pessoas físicas, visto que como ele é um meio de pagamento instantâneo, contas de consumo com vencimentos em feriados ou fins de semana, não terão mais a tolerância do pagamento até o próximo dia útil, como acontecia anteriormente.

Como utilizar o Pix na sua empresa!

A adesão ao Pix é extremamente fácil e a maioria dos bancos e instituições financeiras já oferecem esta solução aos seus usuários.

Pelo aplicativo dessas instituições, o usuário cadastra uma chave Pix de forma intuitiva, lembrando que pessoas físicas podem cadastrar até cinco chaves diferentes em uma mesma conta, já empresas tem acesso a 20 chaves por conta.

As chaves do PIX podem ser definidas por CNPJ, CPF, número de celular, e-mail ou em alguns casos por Chave Aleatória.

Já em relação à integração do Pix com o sistema de ERP da sua empresa, o procedimento pode ser feito, por meio de API’s (Interface de Programação de Aplicativos) disponibilizadas pelo Banco Central.

As operadoras dos sistemas podem estabelecer outras tecnologias de segurança, como por exemplo, a autenticação biométrica ou o reconhecimento facial.  Dessa forma, a empresa poderá realizar transações de qualquer instituição financeira cadastrada, no próprio ambiente de ERP, otimizando processos e garantindo mais eficiência na gestão empresarial.

Dica Extra!

Para garantir a integração do Pix no seu sistema de ERP conte com a Mizusoft.

 Com soluções informatizadas e personalizáveis, a Mizusoft garante que o Pix seja integrado ao sistema de ERP, sem a necessidade de alterar as estratégias eficientes de operação financeira ou usá-las parcialmente.

Os demais processos relacionados à compra e venda, também acabam sendo otimizados, visto a automação que ocorre entre as ferramentas.

Dessa forma, com mais eficiência e assertividade entre as transições, o resultado será o progresso tanto no desempenho, quanto nos próprios lucros do seu negócio.

Para esta e mais soluções tecnológicas para sua empresa, aposte na expertise da Mizusof!

Compartilhe